Pular para o conteúdo

Parlamentares comentam reportagem do Norte Extremo sobre a ocorrência de petróleo na Bacia do Tacutu

Deputado Coronel Chagas subiu à tribuna para comentar reportagem do Norte Extremo – Marcelo Sales

Andrezza Trajano

RORAIMA A reportagem exclusiva do portal Norte Extremo, sobre a ocorrência de petróleo na Bacia do Tacutu, em Bonfim, foi repercutida nesta terça-feira, 8, por parlamentares na Assembleia Legislativa de Roraima.

O deputado estadual Coronel Chagas (PRTB), líder do governo na Assembleia, subiu à tribuna e leu a matéria na íntegra.

Chagas chamou a atenção para a importância da descoberta, que pode impulsionar a economia de Bonfim, de Roraima e do país.

Ele lembrou o “boom” do petróleo vivido pela Guiana. Em 2015, houve a descoberta naquele país de vastas reservas de petróleo na costa.

A Guiana foi o país que mais cresceu rapidamente no mundo em 2022. Para este ano, a projeção de crescimento para o PIB é de expectativa de alta de 57,8%, segundo o FMI.

“A Guiana vive uma revolução na economia com a geração de empregos, aumento da renda per capita, e a melhoria da qualidade de vida, e isso vai acontecer em Roraima. Nós precisamos estar atentos”, enfatizou.

A observação do deputado se refere a dificuldade enfrentada por empresas petrolíferas para a exploração de petróleo na costa do Amapá. O Ibama negou pedido da Petrobras para explorar petróleo na bacia da Foz do Amazonas.

“Espero que isso não aconteça também aqui em Roraima, porque se conseguirmos explorar economicamente essas reservas, o PIB do país vai melhorar e muito”, ressaltou.

Ele também disse que é preciso que o Governo de Roraima, a Assembleia Legislativa e a bancada federal acompanhem de perto essa pesquisa e os estudos que estão sendo desenvolvidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em aparte, o presidente do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), disse que a Casa recebe com alegria a notícia da possibilidade de haver petróleo em Roraima. “É uma boa notícia para o Estado, um potencial a ser explorado, e temos que nos apropriar dessa riqueza, que é não só de Roraima, como do nosso país. É um chamado para toda a classe política de Roraima e da Amazônia Legal. Hoje, nós vivemos um período de ataque ao direito do desenvolvimento da Amazônia”, afirmou Sampaio.

+ Notícias Recentes

Publicidade