Bruno Muniz de Brito é diretor do Departamento de Turismo do Governo de Roraima – Divulgação
VANESSA LIMA
RORAIMA As duas iniciativas apresentadas pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (Secult) conquistaram o segundo lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2023 nas categorias Gestão e Governança do Turismo e Promoção e Marketing Turístico.
Os vencedores foram conhecidos no último dia 16 de dezembro, em Brasília, durante programação do Salão Nacional do Turismo. No grupo “Iniciativas de Destaque”, voltado para pessoas jurídicas, a seleção, promovida pelo Ministério do Turismo com o tema “O Turismo Transformando Vidas”, consagrou as 30 melhores ações de 10 diferentes categorias.
Presente à cerimônia de premiação, o diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, celebrou o resultado alcançado. “É uma grande alegria ter o reconhecimento de uma atividade que não era objeto de interesse das políticas públicas de turismo no passado, e que agora entra numa nova fase de desenvolvimento, com destaque nacional”, pontuou.
O Programa de Turismo em Terras Indígenas de Roraima, em atividade desde 2019, conquistou o troféu de prata após concorrer com 70 iniciativas habilitadas na categoria Gestão e Governança do Turismo. A ação contempla o apoio às comunidades para o desenvolvimento do etnoturismo. Ao todo, 32 comunidades indígenas do norte do estado já estão capacitadas para proporcionar ao turista uma imersão na vida, cultura e costumes dos povos tradicionais.
Na categoria Promoção e Marketing Turístico, o Projeto das Rotas Amazônicas Integradas – RAI concorreu com 65 inscritos habilitados e também alcançou o troféu de prata. A iniciativa foi criada em 2021 para unificar as ações de divulgação dos produtos turísticos dos sete estados da região Norte (Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).
Brito destacou o Prêmio Nacional do Turismo 2023 como uma iniciativa do Ministério do Turismo para reconhecer os esforços de quem opera o turismo no país e promove de maneira sustentável a atividade.
“A perspectiva agora é desenvolver ainda mais a nossa promoção turística, capacitando e qualificando o nosso produto turístico nas três regiões turísticas. E oferecer segurança, qualidade, geração de renda para a população e novos postos de trabalho aos profissionais que atuam na atividade turística de norte a sul do nosso querido estado”, finalizou.
Conheça os vencedores
“Governança e Gestão do Turismo” – O 1º lugar ficou com a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, responsável pelo projeto “Apoio e Profissionalização das Instâncias de Governança Regional (IGRs) do Estado”.
Já o 2º lugar coube à Secretaria Estadual de Cultura de Roraima, com o projeto “Turismo em Terras Indígenas” e, o 3º, à Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, pela iniciativa “Modelo de Gestão: Turismo Sustentável”, que organiza visitas ao Complexo Turístico de Itaipu, no Paraná.
“Promoção e Marketing no Turismo” – O grande vencedor foi o “LGBT+Turismo Expo”, da Diversa Pride Marketing Feiras e Eventos, de São Paulo, que capacita profissionais para tornar a indústria do turismo uma atividade mais inclusiva.
O 2º coube ao “Rotas Amazônicas Integradas – RAI”, do Governo de Roraima, que promove cooperação entre destinos da região para o aproveitamento sustentável de riquezas naturais.
Já o 3º lugar ficou com o “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho (RO), que envolve atrativos arquitetônicos, históricos e gastronômicos da capital rondoniense.