Pular para o conteúdo

Bonfim apresenta maior índice de repasse de ICMS entre os municípios do interior

Bonfim, a nordeste de Roraima, é o município do interior que mais arrecada ICMS – Pablo Magalhães

Vanessa Lima

RORAIMA Bonfim desponta mais uma vez entre os municípios do interior de Roraima com o maior índice de repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o exercício de 2024.

Já são cinco anos consecutivos em que a cidade se destaca na distribuição dos 25% do principal tributo do estado.

Em portaria publicada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), dispondo sobre o índice de repasse do ICMS aos Municípios para 2024, Bonfim aparece com índice de 1,32% a ser aplicado para a entrega das parcelas do tributo.

A estimativa é feita em cima dos valores de notas fiscais emitidas nos municípios nos anos de 2021 e 2022 e leva em conta também o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e os Índices Educacionais de cada município.

A Sefaz também divulgou o montante que o Governo do Estado repassou aos municípios de Roraima entre os meses de janeiro a agosto deste ano, totalizando R$ 316,23 milhões. Bonfim recebeu R$ 14,8 milhões, o maior valor entre as cidades do interior.

O secretário de Estado da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, lembrou que Bonfim é um dos municípios que mais tem se destacado nesse quesito, tendo ficado neste ano de 2023 com o melhor índice entre os municípios na repartição do ICMS, com um índice de 0,16%, ultrapassando até mesmo a capital Boa Vista.

“Uma excelente administração do prefeito Jones Chagas, fazendo uma administração pública eficiente, com atração de investimentos e geração de emprego e renda”, ressaltou Freitas.

O ICMS é um tributo estadual que incide sobre serviços e produtos de diferentes tipos, desde eletrodomésticos a chicletes. Está em todas as transações e movimentações interestaduais e compõe a maior parte da arrecadação dos estados e municípios.

Para definir o percentual a que cada município tem direito é levado em consideração, entre outros, a participação na arrecadação do imposto. Os valores são revertidos em serviços públicos prestados à população nas áreas da saúde, educação, segurança pública, transporte e infraestrutura. “Os números nos mostram que estamos no caminho certo e realizando um bom trabalho para os bonfinenses”, destaca o prefeito der Bonfim, Joner Chagas.

Essa conquista, segundo ele, movimenta a economia municipal. “Hoje a principal renda de Bonfim é a arrecadação do ICMS. Conseguimos pagar as contas em dia e fazer os investimentos necessários. Estamos crescendo e vamos crescer muito mais”, frisa Chagas.

+ Notícias Recentes

Publicidade